Pessoas andam na Times Square em Manhattan, nos EUA
EDUARDO MUNOZ/REUTERS – 15.11.2022
Nesta terça-feira (15), o mundo chegou a 8 bilhões de habitantes, de acordo com estimativas de um relatório da ONU, que classificou o acontecimento como “um marco no desenvolvimento humano”.
Segundo as Nações Unidas, o aumento da população mundial ocorre por conta de “melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina”.
O crescimento da população está concentrado entre os países mais pobres do planeta, a maioria localizada na África Subsaariana, aponta a ONU.
“Os países com os maiores níveis de fecundidade tendem a ser aqueles com a menor renda per capita”.
O relatório aponta que o crescimento populacional tem grande impacto ambiental, mas os principais danos estão ligados a maior renda per capita. O total da população mundial levou 12 anos para crescer de 7 bilhões pra 8 bilhões. O número irá chegar a 9 bilhões em 2037, o que mostra que a taxa de crescimento está diminuindo.
“Os países com maior consumo per capita de recursos materiais e emissões de gases de efeito estufa tendem a ser aqueles onde a renda per capita é maior, e não aqueles onde a população cresce rapidamente.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário