Foto: Viacheslav Ratynskyi/Reuters
A Ucrânia ainda precisa de “um pouco mais de tempo” antes de lançar uma contra-ofensiva, enquanto as forças de Kiev aguardam a chegada de mais armas de seus aliados ocidentais, disse o presidente Volodymyr Zelensky.
“Com [o que temos] podemos seguir em frente e ter sucesso”, pontuou Zelensky a emissoras europeias em entrevista publicada nesta quinta-feira (11). “Mas perderíamos muita gente. Acho isso inaceitável. Então precisamos esperar. Ainda precisamos de um pouco mais de tempo”, avaliou.
Entre os suprimentos que a Ucrânia está esperando estão veículos blindados, incluindo tanques, que o presidente ressaltou estarem “chegando em lotes”.
Eles incluem os tanques alemães Leopard 2 e os britânicos Challenger 2, juntamente com outros veículos blindados como American Bradleys e Strykers.
Os comentários de Zelensky acontecem um dia depois que os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de ajuda de US$ 1,2 bilhão para a Ucrânia, com o objetivo de reforçar as defesas aéreas e manter o fornecimento de munição.
“Ainda estamos esperando algumas coisas. Eles vão reforçar nossa contraofensiva e, o mais importante, vão proteger nosso povo. Estamos esperando veículos blindados, eles chegam em lotes”, ponderou.
No entanto, Zelensky destacou que as forças ucranianas estão preparadas. “Mentalmente, estamos prontos; em termos de motivação de nossos militares, estamos prontos; em termos de pessoal suficiente e nossas brigadas, estamos prontos. [Mas,] em termos de equipamentos, ainda não chegou tudo.”
Fonte: CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário